Guaíra fica no Estado do Paraná. Situa-se na fronteira do Brasil com o Paraguai e o Estado de Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraná, quando faz divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guairá e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.
Guaíra tem uma posição estratégica e fácil acesso de carro à importantes cidades:
– Curitiba – 525Km
– São Paulo – 448 Km
– Foz do Iguaçu – 222 Km
– Salto Del Guairá (PY) – 23 Km
O aeroporto mais próximo é o de Cascavel, a 149 km de Guaíra.
Além da importância de Guaíra para viagens de negócios, a cidade tem muitos atrativos para viagens a lazer.
O Parque Nacional de Ilha Grande é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Localizado no rio Paraná, é formado por lagos, lagoas, áreas de várzea e cerca de 300 ilhotas. Algumas delas são: Pacú, Peruzzi, Gaivotas, Tucano, Pavão, Capivara, São Francisco, Saraiva, Volta Redonda, Isabel, Ilha Joel, Major Valença e a própria Ilha Grande. Sua lagoa mais importante chama-se Saraiva. Dentro do Parque, há praias com infraestrutura para o turismo.
Em Guaíra, no ano de 1956, foi fundado o Museu Sete Quedas. Atualmente, o Museu abriga peças datadas de aproximadamente dois mil anos, marcando a presença do homem primitivo que habitou a região. Nele é possível apreciar objetos de valor incalculável, como a Cruz de Caravaggio, peça com mais de 400 anos, fundida no século XVI como símbolo das Missões e as vestes de padres jesuítas que ajudaram na catequização de índios guaranis, além de imagens de Guaíra no início do século XX e das inesquecíveis 7 Quedas.
A igrejinha Nuestro Senhor Del Perdon ou Igrejinha de Pedra, tem 84 anos, considerado o ícone de Guaíra. As artes nos vitrais que vieram de Buenos Aires, o curioso é que alguns dos padres desenhados nos vidros tem traços indígenas.
As pessoas dizem que a igreja foi construída com as pedras das 7 quedas, e que as religiosas da cidade ajudaram na construção, elas traziam as pedras pra fazer o alicerce da igreja.
A Ponte Ayrton Senna é uma ponte sobre o Rio Paraná, localizada entre as cidades de Guaíra, no Paraná, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. É também caminho para quem procura compras no Salto Del Guaíra (Paraguai). Sendo a única ponte no mundo em curva na parte central com tobogã, sua construção promoveu a integração das fronteiras agrícolas das regiões Norte e Centro-Oeste com a região Sul do país, que representam uma importante conexão estratégica em termos de logística e intermodalidade. Com extensão de 3.600 metros, é a maior ponte fluvial do Brasil. A ponte também é conhecida por ser limítrofe em outro sentido: abaixo da ponte localiza-se o lago de Itaipu e acima da ponte estão localizados o Parque Nacional Ilha Grande e o Rio Paraná em seu único trecho não represado.
Guaíra tem sua área de pesca esportiva privilegiada pela transição do Rio Paraná com o Reservatório de Itaipu. As espécies de peixes de maior incidência nesta região são Dourados, Jaús, Pintados, Pacus, Piaparas e Piaus na região do rio Paraná e Corvinas, Tucunarés, Piaus, Barbados e Cachorras abaixo da ponte.
Com seus mitos e suas lendas, uma área de lazer em forma de aldeia para eventos
Artista plástico retrata as belezas da natureza e da cultura indígena em peças de madeira.
O prédio de 1905 hoje abriga um espaço cultural e cenário para espetáculos de música, teatro e balé, com apresentações tanto na área interna quanto na externa.
Artesanatos típicos da região
Abriga um enorme grande centro de compras com itens variados.
Um lugar perfeito para mergulhar nas suas águas quentes e transparentes
Lugar perfeito para garantir contato com a natureza e tirar fotos incríveis.
Fale Com a Nossa Equipe
Outras Informações
Localização